Na sequência do debate aberto no HackDay do WordCamp Porto sobre o futuro da Comunidade Portuguesa de WordPress (https://palheta.wp-portugal.com/2013/11/10/durante-o-hackday-do-wordcamp-porto-fizemos-um/), e levando aos actos as palavras então ditas, demonstrei a minha disponibilidade para assumir a coordenação da área da comunicação e editorial (https://palheta.wp-portugal.com/2013/11/12/sugestao-inicial-de-areas-por-favor-comentar-e/).

Numa primeira etapa, e visando a dinamização da comunidade, proponho o seguinte:

  • Editar periodicamente (semanal / quinzenal) um artigo contendo alguns recursos e artigos relevantes do universo WordPress. Será publicado no site oficial da comunidade, o wp-portugal.com.
  • Proceder à comunicação dos eventos e iniciativas relacionados com WordPress que se realizem em Portugal, em coordenação com os respectivos promotores locais.
  • Criação de um podcast (mensal ou pontual, i.e. sem periodicidade definida mas lançado quando houver algo que o justifique) com material que seja considerado relevante para os utilizadores.
  • Dinamização da página no Facebook, conta Twitter, Google+ e outras redes sociais.
  • Editar uma ‘revista’ trimestral em pdf – a disponibilizar no site oficial – com alguns dos artigos mais relevantes dos meses anteriores. Para esta tarefa é necessário que haja um designer disponível para a área gráfica. A revista deverá rondar as 20 páginas.
  • Queremos, nesta ‘revista’, no site e restantes meios ao nosso dispor, ajudar a divulgar projectos WordPress de valor em Portugal. Se acham que têm algo que merece ser conhecido da comunidade façam-nos chegar essa informação. Por favor, não confundam divulgação com publicidade gratuita.

E agora para algo completamente diferente

1. Assumir a coordenação não é ser o capataz. Não se trata de passar a ‘mandar’ ou açambarcar, trata-se de coordenar. Diz o dicionário que “coordenar” é “reunir ou dispor em coordenação, arranjar, organizar”. É isto o que pretendo fazer. Com a cooperação e ajuda de todos.
2. O que se pretende é que a Comunidade Portuguesa de WordPress traduza na prática o conceito da primeira palavra: uma comunidade. Que junte todos os interessados no universo WordPress. Dos profissionais aos simples interessados, passando pelos amadores.
3. Mais do que potenciais concorrentes podemos e devemos ser parceiros.
4. Não será possível comunicar os eventos que existem se não soubermos que eles existem. Por isso, o processo de comunicação nasce em cada um de nós.
5. Têm ideias e propostas para esta ou outras áreas? Venham elas!
6. Esta comunidade só resulta se houver a colaboração de todos. E, ainda assim, seremos poucos.

Contactos

Onde encontrar a Comunidade Portuguesa de WordPress

Info (at) wp-portugal.com
https://wp-portugal.com/

https://www.facebook.com/WordPressPortugal/
https://plus.google.com/u/0/b/108483888964609906121/108483888964609906121/

Onde encontrar José Freitas

josefreitas2 (at) gmail.com
https://twitter.com/josefreitas (frequentador)
https://www.facebook.com/josefreitas3 (frequentador assim assim)
https://plus.google.com/+JoseFreitasjmf/ (frequantador residual)
Skype: josemfreitas (pouco frequentador)