Porque é que isto me parece mais um pitch de vendas do que propriamente um meetup? Quem é o responsável, e porque é que o evento está a ser promovido em nome da Comunidade Portuguesa? Que eu saiba não foi discutido com ninguém da própria…
http://academy.bindtuning.com/join-bindtuning-on-the-next-wordpress-meetup/
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 17:02 Permalink | Inicie a sessão para responder
Comentado no artigo (em inglês, uma vez que o original também é), aguarda moderação:
Álvaro Góis 15 Abr 2014, às 17:05 Permalink | Inicie a sessão para responder
Humm… desconfio que pode haver uma certa confusão. Em conversa com o @jose-freitas há uns tempos ele falou-me do modo como se organizaram no Porto para manter a actividade. Há vários “núcleos” locais à volta do Porto, é possível que em Vila do Conde seja esse associado à BT…? Freitas?
Álvaro Góis 15 Abr 2014, às 17:06 Permalink | Inicie a sessão para responder
(Se ele estiver como eu, as notificações estão off…)
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 17:07 Permalink | Inicie a sessão para responder
Um evento na BT, a falar da BT é um meetup em que sentido, exactamente?
José Freitas 15 Abr 2014, às 17:50 Permalink | Inicie a sessão para responder
Em dezembro passado as pessoas do Porto mais envolvidas na comunidade (em concreto aquelas que organizaram o WordCamp e entre as quais me incluo) decidiram promover todos os meses um meetup. Surgiu a opção de o fazer de forma desncentralizada, tentando cativar utilizadores de diversos concelhos. A forma que nos pareceu mais adequada, até para evitar sobrecargas, foi encontrar localmente utilizadores que estivessem dispostos a assumir a missão de organizar o evento, encontrando o local e definindo o tema.
Desde essa altura o plano então estabelecido tem sido cumprido.
Na altura ficou previsto o meetup de Abril para Vila do Conde, com organização do Carlos Silva, que tem estado envolvido com a comunidade nos últimos meses.
O Carlos Silva sugeriu como local a Bind Tuning, empresa onde trabalha, e o meetup foi anunciado no site (https://wp-portugal.com/2014/04/02/proximo-meetup-porto-sera-24-de-abril-em-vila-conde/).
O tema também ficou a seu cargo. Tendo participado num evento mundial de reconhecida notoriedade, sugeriu abordar o WordPress nessa perspectiva.
Não sei o que o Carlos Silva vai dizer na apresentação que está a preparar. No entanto, pelo que conheço dele, sei que não será um veículo comercial ou de promoção de produtos da BT.
É óbvio que há necessidade de um distanciamento cautelar entre a comunidade – enquanto tal – e empresas que trabalhem na área.
Mas será necessário um distanciamento tão grande que inviabilize iniciativas que possam cativar mais pessoas para a comunidade?
Não será esse eventual distanciamento inibidor de um crescimento mais forte da comunidade, porque afinal uma parte siginificativa dos seus membros está, de uma forma ou outra, a trabalhar (no sentido de ganhar a vida) com e para o WordPress?
O desenvolvimento do WP e o ‘giving back to community’ não passam também pelas empresas que o utilizam?
Sei que me alonguei na resposta à questão colocada pelo @ze-fontainhas. Mas achei que deveria aproveitar esta oportunidade para abordar esta reflexão.
Assumindo a responsabilidade pela sua realização, na sequência do referido plano, deixo à comunidade a tarefa de dizer se há algum conflito de interesses que possa manchar a independêndia da Comunidade Portuguesa de WordPress enquanto entidade colectiva.
Como sempre este meetup só se faz, com o ‘carimbo’ da Comunidade Portuguesa de WordPress, se a comunidade assim o entender.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:02 Permalink | Inicie a sessão para responder
É mais simples do que isso: se usa o nome Comunidade Portuguesa de WordPress, seja o que for, então é discutido aqui, ANTES de acontecer. Não fui o único a ser apanhado de surpresa.
Lopo 15 Abr 2014, às 18:11 Permalink | Inicie a sessão para responder
São as “dores do parto” sempre que uma comunidade se começa a descentralizar 😉
Mas concordo com o Zé de que as coisas têm de ser discutidas/anunciadas previamente aqui na palheta para evitar confusões à posterior.
José Freitas 15 Abr 2014, às 18:16 Permalink | Inicie a sessão para responder
Posso estar enganado mas, pelo menos no último meio ano, apenas um meetup foi primeiro anunciado aqui, o de Lisboa, para abordar o WordCamp Europa.
Nenhum dos do Porto, Coimbra ou o primeiro promovido em Braga o foi.
Não foram e deveriam… talvez sim. No entanto, é sabido que este local não tem sido muito frequentado, atendendo aos problemas que enfrentou. Felizmente nos últimos tempos as coisas melhoraram, muito graças à tua intervenção @ze-fontainhas, e pode ser que volte a ter o merecido estatuto de ‘ponto de encontro’ da Comunidade.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:18 Permalink | Inicie a sessão para responder
Os primeiros foram anunciados por pessoas conhecidas e activas na comunidade, sorry. A BT, além do patrocínio do WordCamp, contribuiu exactamente zero para a discussão “comunitária”.
José Freitas 15 Abr 2014, às 18:29 Permalink | Inicie a sessão para responder
O Carlos Silva tem participado em todos os meetups realizados no Porto desde o WordCamp (com excepção do último, em Ermesinde) e é autor de um plugin disponível no repositório.
Foi por estar envolvido que o desafiei a promover um meetup em Vila do Conde, concelho onde reside.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:30 Permalink | Inicie a sessão para responder
É justo. A questão do uso do nome mantém-se.
Rogério Moreira 15 Abr 2014, às 19:08 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu acho que cheguei a falar aqui no Meetup de Braga antes de o começar a organizar.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:11 Permalink | Inicie a sessão para responder
Com certeza que sim, passa. Vamos é ter cuidado com misturar um aproveitamento do nome desta comunidade para propósitos menos nobres: de repente estamos a fazer um endorsement de um produto, sem nos aperceber. Giving back, como referes, deve ser à partida um acto desinteressado, sem outro objectivo que não esse mesmo.
Fazer um branding tão óbvio como a BT está a fazer neste evento, não me parece tão desinteressado assim.
Lopo 15 Abr 2014, às 18:13 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu sei que ainda corro o risco de dizeres para eu fazer isso mas…
Não sei se temos um guia para organizar meetups com essas regras ou não mas se calhar convinha ter e visível algures 🙂
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:15 Permalink | Inicie a sessão para responder
http://make.wordpress.org/events/?s=meetup+best+practices
Lopo 15 Abr 2014, às 18:19 Permalink | Inicie a sessão para responder
Mais visível. Sabes como o pessoal é para procurar coisas mesmo quando estão à frente dos olhos 😛
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:21 Permalink | Inicie a sessão para responder
Desculpa lá, se precisam de pai, telefonem para casa. Quem quer saber o que acontece na comunidade mundial começa por visitar http://make.wordpress.org (esse sim, talvez deva ser mais visível).
Lopo 15 Abr 2014, às 20:41 Permalink | Inicie a sessão para responder
Boas.
Fui lá ler e aquilo não é assim tão claro e evidente como “guidelines” com uns “dont’s” muito claros.
Por exemplo, o outro projecto que eu conheço tem dois sítios com a informação muito clara:
https://drupal.org/node/247952
A Acquia também criou uma página para ajudar a quem quer fazer encontros 🙂
http://www.acquia.com/drupal-event-organizer-kit
Mas também não precisa de ser assim tão “pão-pão-queijo-queijo” mas que ajuda, ajuda 🙂
E concordo contigo, o make.wordpress.org não é assim tão visível; nomeadamente no site da comunidade onde não existe nenhum link (que eu tenha dado por isso) para lá.
José Freitas 15 Abr 2014, às 18:24 Permalink | Inicie a sessão para responder
As questões que coloquei visavam um alcance genérico e abrangente. Não diziam respeito a este caso em particular, que serviu de intermediário para apresentar as minhas dúvidas.
Sobre um eventual aproveitamento já referi a questão no meu primeiro comentário e reforço que cabe à Comunidade dizer se sente a indenpendência afectada.
Ricardo Correia 15 Abr 2014, às 18:30 Permalink | Inicie a sessão para responder
Parece-me que aqui a diferença é a forma como o meetup foi apresentado.
Lendo os 2 posts, da comunidade e da própria Bind Tuning, verificamos um tom diferente na divulgação do mesmo e penso que aí terá residido o problema.
O tema é um pouco discutível, é efectivamente sobre a experiência da BT num evento internacional, mas dependendo da sua abordagem poderá ou não ser uma “manobra comercial” e é algo que só conseguimos ver após estarmos presentes no evento e tal como o @jose-freitas, conhecendo o Carlos não me parece que vá para esses lados.
De qualquer forma fica o mote, deverá o organização do meetup estar sempre associada a uma “pessoa” da empresa e não há empresa em si, poderá o mesmo ser divulgado nos canais de comunicação da empresa em causa?
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:34 Permalink | Inicie a sessão para responder
Bem posto.
Nota que eu não estou a questionar se é manobra ou não. Na realidade é irrelevante; não deve ser uma empresa o organizador formal de um meetup. “Comunidade” tem um significado específico, que não é “empresa”. Pondo a BT de lado, uma comunidade entre-ajuda-se (?), uma empresa faz dinheiro. Que uma empresa apoie um meetup, já não tem nada de chocante, antes pelo contrário e ilustra perfeitamente, aí sim, o conceito de giving back.
Ricardo Correia 15 Abr 2014, às 18:38 Permalink | Inicie a sessão para responder
Sugeria o seguinte para resolver a situação @carlos-miguel-silva, vê por favor se é possível. Sugeria que fosse pedido À BT que alterasse o post que colocou no blog deles, passando a indicação que organização é do Carlos e que vai ser feito nas instalações deles. O que acham?
Carlos Miguel Silva 15 Abr 2014, às 18:33 Permalink | Inicie a sessão para responder
Em momento algum houve da parte da BT tentativa de um aproveitamento comercial na promoção da sua imagem através da Comunidade Portuguesa de WordPress.
Como referido pelo @jose-freitas, ficou agendado um meetup em Vila do Conde no mês de Abril. É sempre dificil escolher um tema para um evento desta natureza, e com a experiencia gratificante de ter presenciado ao SXSW, optei por fazer um “Wrap up” do que assisti, sempre com o foco principal no WordPress.
Em toda a buracracia que este tipo de eventos envolve, o espaço seria algo que teria de ter em consideração e aí a BT, empresa onde efetivamente trabalho, disponibilizou-se prontamente para ceder as suas instalações.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:35 Permalink | Inicie a sessão para responder
Obrigado Carlos. Vê https://palheta.wp-portugal.com/2014/04/15/porque-e-que-isto-me-parece-mais-um/#comment-29162
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:40 Permalink | Inicie a sessão para responder
Em suma: César e a mulher de César e essas coisas.
asturmas 15 Abr 2014, às 21:43 Permalink | Inicie a sessão para responder
Acho que para evitar mais situações destas os meetups (e qualquer ação que envolva o nome da comunidade) deveria ser sempre discutido no palheta.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 21:45 Permalink | Inicie a sessão para responder
+1
asturmas 16 Abr 2014, às 1:11 Permalink | Inicie a sessão para responder
Realmente estive agora a ler o post deles e a coisa ta um bocadinho excessiva…
De qualquer das formas: “Over 40 participants are expected from all over the country”? É pessoal confiante…