Porque é que isto me parece mais um pitch de vendas do que propriamente um meetup? Quem é o responsável, e porque é que o evento está a ser promovido em nome da Comunidade Portuguesa? Que eu saiba não foi discutido com ninguém da própria…
Join us on the next WordPress meetup
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 17:02 Permalink | Inicie a sessão para responder
Comentado no artigo (em inglês, uma vez que o original também é), aguarda moderação:
Álvaro Góis 15 Abr 2014, às 17:05 Permalink | Inicie a sessão para responder
Humm… desconfio que pode haver uma certa confusão. Em conversa com o @jose-freitas há uns tempos ele falou-me do modo como se organizaram no Porto para manter a actividade. Há vários “núcleos” locais à volta do Porto, é possível que em Vila do Conde seja esse associado à BT…? Freitas?
Álvaro Góis 15 Abr 2014, às 17:06 Permalink | Inicie a sessão para responder
(Se ele estiver como eu, as notificações estão off…)
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 17:07 Permalink | Inicie a sessão para responder
Um evento na BT, a falar da BT é um meetup em que sentido, exactamente?
José Freitas 15 Abr 2014, às 17:50 Permalink | Inicie a sessão para responder
Em dezembro passado as pessoas do Porto mais envolvidas na comunidade (em concreto aquelas que organizaram o WordCamp e entre as quais me incluo) decidiram promover todos os meses um meetup. Surgiu a opção de o fazer de forma desncentralizada, tentando cativar utilizadores de diversos concelhos. A forma que nos pareceu mais adequada, até para evitar sobrecargas, foi encontrar localmente utilizadores que estivessem dispostos a assumir a missão de organizar o evento, encontrando o local e definindo o tema. Desde essa altura o plano então estabelecido tem sido cumprido. Na altura ficou previsto o meetup de Abril para Vila do Conde, com organização do Carlos Silva, que tem estado envolvido com a comunidade nos últimos meses. O Carlos Silva sugeriu como local a Bind Tuning, empresa onde trabalha, e o meetup foi anunciado no site (https://wp-portugal.com/2014/04/02/proximo-meetup-porto-sera-24-de-abril-em-vila-conde/). O tema também ficou a seu cargo. Tendo participado num evento mundial de reconhecida notoriedade, sugeriu abordar o WordPress nessa perspectiva. Não sei o que o Carlos Silva vai dizer na apresentação que está a preparar. No entanto, pelo que conheço dele, sei que não será um veículo comercial ou de promoção de produtos da BT. É óbvio que há necessidade de um distanciamento cautelar entre a comunidade – enquanto tal – e empresas que trabalhem na área. Mas será necessário um distanciamento tão grande que inviabilize iniciativas que possam cativar mais pessoas para a comunidade? Não será esse eventual distanciamento inibidor de um crescimento mais forte da comunidade, porque afinal uma parte siginificativa dos seus membros está, de uma forma ou outra, a trabalhar (no sentido de ganhar a vida) com e para o WordPress? O desenvolvimento do WP e o ‘giving back to community’ não passam também pelas empresas que o utilizam? Sei que me alonguei na resposta à questão colocada pelo @ze-fontainhas. Mas achei que deveria aproveitar esta oportunidade para abordar esta reflexão. Assumindo a responsabilidade pela sua realização, na sequência do referido plano, deixo à comunidade a tarefa de dizer se há algum conflito de interesses que possa manchar a independêndia da Comunidade Portuguesa de WordPress enquanto entidade colectiva. Como sempre este meetup só se faz, com o ‘carimbo’ da Comunidade Portuguesa de WordPress, se a comunidade assim o entender.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:02 Permalink | Inicie a sessão para responder
É mais simples do que isso: se usa o nome Comunidade Portuguesa de WordPress, seja o que for, então é discutido aqui, ANTES de acontecer. Não fui o único a ser apanhado de surpresa.
Lopo 15 Abr 2014, às 18:11 Permalink | Inicie a sessão para responder
São as “dores do parto” sempre que uma comunidade se começa a descentralizar 😉
Mas concordo com o Zé de que as coisas têm de ser discutidas/anunciadas previamente aqui na palheta para evitar confusões à posterior.
José Freitas 15 Abr 2014, às 18:16 Permalink | Inicie a sessão para responder
Posso estar enganado mas, pelo menos no último meio ano, apenas um meetup foi primeiro anunciado aqui, o de Lisboa, para abordar o WordCamp Europa. Nenhum dos do Porto, Coimbra ou o primeiro promovido em Braga o foi. Não foram e deveriam… talvez sim. No entanto, é sabido que este local não tem sido muito frequentado, atendendo aos problemas que enfrentou. Felizmente nos últimos tempos as coisas melhoraram, muito graças à tua intervenção @ze-fontainhas, e pode ser que volte a ter o merecido estatuto de ‘ponto de encontro’ da Comunidade.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:18 Permalink | Inicie a sessão para responder
Os primeiros foram anunciados por pessoas conhecidas e activas na comunidade, sorry. A BT, além do patrocínio do WordCamp, contribuiu exactamente zero para a discussão “comunitária”.
José Freitas 15 Abr 2014, às 18:29 Permalink | Inicie a sessão para responder
O Carlos Silva tem participado em todos os meetups realizados no Porto desde o WordCamp (com excepção do último, em Ermesinde) e é autor de um plugin disponível no repositório. Foi por estar envolvido que o desafiei a promover um meetup em Vila do Conde, concelho onde reside.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:30 Permalink | Inicie a sessão para responder
É justo. A questão do uso do nome mantém-se.
Rogério Moreira 15 Abr 2014, às 19:08 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu acho que cheguei a falar aqui no Meetup de Braga antes de o começar a organizar.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:11 Permalink | Inicie a sessão para responder
Com certeza que sim, passa. Vamos é ter cuidado com misturar um aproveitamento do nome desta comunidade para propósitos menos nobres: de repente estamos a fazer um endorsement de um produto, sem nos aperceber. Giving back, como referes, deve ser à partida um acto desinteressado, sem outro objectivo que não esse mesmo.
Fazer um branding tão óbvio como a BT está a fazer neste evento, não me parece tão desinteressado assim.
Lopo 15 Abr 2014, às 18:13 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu sei que ainda corro o risco de dizeres para eu fazer isso mas…
Não sei se temos um guia para organizar meetups com essas regras ou não mas se calhar convinha ter e visível algures 🙂
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:15 Permalink | Inicie a sessão para responder
http://make.wordpress.org/events/?s=meetup+best+practices
Lopo 15 Abr 2014, às 18:19 Permalink | Inicie a sessão para responder
Mais visível. Sabes como o pessoal é para procurar coisas mesmo quando estão à frente dos olhos 😛
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:21 Permalink | Inicie a sessão para responder
Desculpa lá, se precisam de pai, telefonem para casa. Quem quer saber o que acontece na comunidade mundial começa por visitar http://make.wordpress.org (esse sim, talvez deva ser mais visível).
Lopo 15 Abr 2014, às 20:41 Permalink | Inicie a sessão para responder
Boas.
Fui lá ler e aquilo não é assim tão claro e evidente como “guidelines” com uns “dont’s” muito claros.
Por exemplo, o outro projecto que eu conheço tem dois sítios com a informação muito clara:
https://drupal.org/node/247952
A Acquia também criou uma página para ajudar a quem quer fazer encontros 🙂
http://www.acquia.com/drupal-event-organizer-kit
Mas também não precisa de ser assim tão “pão-pão-queijo-queijo” mas que ajuda, ajuda 🙂
E concordo contigo, o make.wordpress.org não é assim tão visível; nomeadamente no site da comunidade onde não existe nenhum link (que eu tenha dado por isso) para lá.
José Freitas 15 Abr 2014, às 18:24 Permalink | Inicie a sessão para responder
As questões que coloquei visavam um alcance genérico e abrangente. Não diziam respeito a este caso em particular, que serviu de intermediário para apresentar as minhas dúvidas. Sobre um eventual aproveitamento já referi a questão no meu primeiro comentário e reforço que cabe à Comunidade dizer se sente a indenpendência afectada.
Ricardo Correia 15 Abr 2014, às 18:30 Permalink | Inicie a sessão para responder
Parece-me que aqui a diferença é a forma como o meetup foi apresentado.
Lendo os 2 posts, da comunidade e da própria Bind Tuning, verificamos um tom diferente na divulgação do mesmo e penso que aí terá residido o problema.
O tema é um pouco discutível, é efectivamente sobre a experiência da BT num evento internacional, mas dependendo da sua abordagem poderá ou não ser uma “manobra comercial” e é algo que só conseguimos ver após estarmos presentes no evento e tal como o @jose-freitas, conhecendo o Carlos não me parece que vá para esses lados.
De qualquer forma fica o mote, deverá o organização do meetup estar sempre associada a uma “pessoa” da empresa e não há empresa em si, poderá o mesmo ser divulgado nos canais de comunicação da empresa em causa?
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:34 Permalink | Inicie a sessão para responder
Bem posto.
Nota que eu não estou a questionar se é manobra ou não. Na realidade é irrelevante; não deve ser uma empresa o organizador formal de um meetup. “Comunidade” tem um significado específico, que não é “empresa”. Pondo a BT de lado, uma comunidade entre-ajuda-se (?), uma empresa faz dinheiro. Que uma empresa apoie um meetup, já não tem nada de chocante, antes pelo contrário e ilustra perfeitamente, aí sim, o conceito de giving back.
Ricardo Correia 15 Abr 2014, às 18:38 Permalink | Inicie a sessão para responder
Sugeria o seguinte para resolver a situação @carlos-miguel-silva, vê por favor se é possível. Sugeria que fosse pedido À BT que alterasse o post que colocou no blog deles, passando a indicação que organização é do Carlos e que vai ser feito nas instalações deles. O que acham?
Carlos Miguel Silva 15 Abr 2014, às 18:33 Permalink | Inicie a sessão para responder
Em momento algum houve da parte da BT tentativa de um aproveitamento comercial na promoção da sua imagem através da Comunidade Portuguesa de WordPress.
Como referido pelo @jose-freitas, ficou agendado um meetup em Vila do Conde no mês de Abril. É sempre dificil escolher um tema para um evento desta natureza, e com a experiencia gratificante de ter presenciado ao SXSW, optei por fazer um “Wrap up” do que assisti, sempre com o foco principal no WordPress.
Em toda a buracracia que este tipo de eventos envolve, o espaço seria algo que teria de ter em consideração e aí a BT, empresa onde efetivamente trabalho, disponibilizou-se prontamente para ceder as suas instalações.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:35 Permalink | Inicie a sessão para responder
Obrigado Carlos. Vê https://palheta.wp-portugal.com/2014/04/15/porque-e-que-isto-me-parece-mais-um/#comment-29162
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 18:40 Permalink | Inicie a sessão para responder
Em suma: César e a mulher de César e essas coisas.
asturmas 15 Abr 2014, às 21:43 Permalink | Inicie a sessão para responder
Acho que para evitar mais situações destas os meetups (e qualquer ação que envolva o nome da comunidade) deveria ser sempre discutido no palheta.
Zé Fontainhas 15 Abr 2014, às 21:45 Permalink | Inicie a sessão para responder
+1
asturmas 16 Abr 2014, às 1:11 Permalink | Inicie a sessão para responder
Realmente estive agora a ler o post deles e a coisa ta um bocadinho excessiva…
De qualquer das formas: “Over 40 participants are expected from all over the country”? É pessoal confiante…