Como tinha dito no Ultimo Meetup de Lisboa que dava o meu contributo a nivel de design para o site , deixo aqui a primeira imagem do design:
Criticas/sugestões são bem-vindas 🙂
Como tinha dito no Ultimo Meetup de Lisboa que dava o meu contributo a nivel de design para o site , deixo aqui a primeira imagem do design:
Criticas/sugestões são bem-vindas 🙂
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
asturmas 18 Fev 2014, às 1:00 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu preferia a sidebar à direita mas muito bom 🙂
Nuno 18 Fev 2014, às 9:01 Permalink | Inicie a sessão para responder
Está realmente muito bom. Penso que é esse o caminho que se deve tomar.
De qualquer forma, fica aqui a minha contribuição: https://redpen.io/g1bw3r
Zé Fontainhas 18 Fev 2014, às 9:53 Permalink | Inicie a sessão para responder
Antes de comentar um ou outro desenho específicamente (e @nuno, por favor põe o teu no GitHub), gostava de fazer uns reparos gerais:
Espero não estar a ser demasiado crítico e não estar a dar impressão que o trabalho não é apreciado. Parabéns e obrigado a ambos pelas contribuições. Se estiver completamente ao lado, estejam à vontade para o dizer, também 😛 .
Nuno 18 Fev 2014, às 15:12 Permalink | Inicie a sessão para responder
Não sei se fiz da maneira correta, mas submeti como um “issue” (perdoem a minha inexperiência com o github).
Em relação aos reparos, concordo com a necessidade de se criar o tal mini manual de identidade, com um especial enfoque nas cores, logotipo e fontes.
Além disso, é também importante que se defina em forma de “listinha” as funcionalidades que queremos que existam. O artigo do desafio da criação do aspeto do site não mencionava a possibilidade de integração com BuddyPress, por exemplo.
José Freitas 18 Fev 2014, às 19:13 Permalink | Inicie a sessão para responder
Pois não mencionava @nuno. Na altura essa questão não se pôs.
Frederico Leonardo 18 Fev 2014, às 16:50 Permalink | Inicie a sessão para responder
O WP-FR é medonho.
Vitor Madeira 18 Fev 2014, às 10:14 Permalink | Inicie a sessão para responder
O design está realmente muito bom e já foi falado sobre o menu à direita e a retirada de serifa to tipo de letra, mas agora após ler a mensagem do Zé Fontainhas, realmente vejo que colocar um visual mais próximo dos primos e irmãos estrangeiros será uma melhor ideia de forma a ajudar a quem está de fora (e até mesmo quem está dentro) a sentir a coisa como pertencente a uma mesma ideia.
(mas agora que visitei esses dois sites, vejo que os temas até são bastante dispares em termos de cores e até de design em geral… – apenas os logotipos é que são elementos comuns?)
Pah, o brasileiro está fenomenal. Já o francês está muito antiquado… 🙁
Bem, se a questão se basear no redesenho dos elementos gráficos ligados a logotipos e icones, então temos obra (quase) feita.
Ana Aires 18 Fev 2014, às 10:30 Permalink | Inicie a sessão para responder
Boas,
antes de mais acho importante agradecer tudo o que foi feito e a disponibilidade para o fazer.
De uma forma geral gosto do que foi feito. Alguns pontos:
Concordo com o @ze-fontainhas em relação à identidade gráfica, sinto a falta.
Concordo que a sidebar deve estar à direita, estando à esquerda dificulta-me a escolha sobre o que vou ler primeiro.
Arrisco a dizer que não simpatizo com o amarelo “acho morto” (eu não sou designer) nem com a conjugação amarelo vermelho.
Mais uma vez o objectivo desta critica é ser construtiva. É uma opinião pessoal e deve ser entendida como tal, sei por experiência própria que é “chato” criticar o trabalho doutra pessoa especialmente quando é feito com boa vontade e de forma voluntária.
Nuno Morgadinho 18 Fev 2014, às 11:07 Permalink | Inicie a sessão para responder
Grande Anthony! Disseste que ias fazer e fizeste mesmo 🙂 parabéns, eu gosto, talvez falte realmente alguma “identidade” mas estou contente só de já termos começado 🙂
Tiago Martins 18 Fev 2014, às 11:50 Permalink | Inicie a sessão para responder
Malta, tenho uma pergunta (provavelmente pertinente), nós somos muitos, toda a comunidade tem de dar as suas opiniões sobre o conceito, mas… como é que vamos chegar às conclusões?
Há pontos que possivelmente não passarão de gostos pessoais, e como é hábito, é impossível agradar todos.
Votações? Como fazemos isto?
José Freitas 18 Fev 2014, às 15:36 Permalink | Inicie a sessão para responder
Uma pergunta legítima e justificada. Onde não houver consensos, creio que a solução passará por uma ou mais votações.
José Freitas 18 Fev 2014, às 16:16 Permalink | Inicie a sessão para responder
Gostei no essencial daquilo que foi apresentado pelo Anthony e até mesmo da sidebar à esquerda. Não sou fã das cores da proposta do Anthony e sou simpatizante, embora não adepto, das cores propostas pelo Nuno.
Será necessário ter em conta a tipografia para garantir boa leitura em todos os dispositivos mas sobretudo nos móveis.
É verdade que é necessária uma identidade corporativa (cujo guia de estilo pode passar por uma adaptação daqui http://wordpress.org/about/logos/).
Frederico Leonardo 18 Fev 2014, às 16:41 Permalink | Inicie a sessão para responder
Acho a proposta do @anthonyvendeirinho muito interessante. A questão da sidebar estar à esquerda ou à direita parece-me absolutamente indiferente. As cores marcam alguma diferenciação no ecosistema dos sites WordPress. Gosto. A minha sugestão seria de adoptarmos apenas a Open Sans e de a identidade “corporativa” ser baseada no logo oficial. De resto, very excellent!
Álvaro Góis 18 Fev 2014, às 23:17 Permalink | Inicie a sessão para responder
Antes de mais, agradeço ao Anthony, ao Nuno e a todos quantos já contribuíram. Acho que todo o contributo é inestimável e propor um design para a comunidade é uma tarefa exigente e que envolve muito risco. Ainda mais trabalhando sem rede.
E é por isso que quero penitenciar-me por não ter
sugeridoexigido, quando se falou no novo wp-portugal.com, que se produzisse um caderno de encargos, um pedido claro, algo que pudesse ser discutido, modificado, apurado. Parecemos amadores, falamos com, em e sobre clientes, discutimos projectos, mas quando chega à nossa casa parece que todas as regras são esquecidas.Um projecto desta dimensão e com os objectivos que este tem não deveria avançar sem um pedido claro. Daí porventura as críticas que apresentarei em seguida.
Identidade: falta, de facto, identidade a ambas as propostas. Talvez não se pedisse tanto, mas a verdade é que é quase unânime que falta um perfil em que nos revejamos como comunidade. Tenho dúvidas que consigamos melhorar qualquer proposta antes de resolver este problema da marca. Julgámos que se resolveria em simultâneo, duvido que o consigamos, pelo menos bem.
Estrutura: é inusitado que, depois de se discutir tantas vezes a colagem do WordPress aos blogs (vinda de fora), as propostas sejam precisamente de blogs. Entendo, pegou-se no que existia e não se alterou a estrutura. O que existe de mais público e visível, hoje, é um blog. Pessoalmente creio que nos devemos afastar dessa estrutura. Porventura a evolução para o BuddyPress pode ajudar, acrescentando elementos. Mas eu iria mais longe, criando uma estrutura que acomodasse secções e respondesse à evolução editorial que teve início após o WordCamp Porto, muito devido ao trabalho do Freitas (o José, não o da contabilidade). Uma solução mais na linha magazine, com áreas diferenciadas e abandonando em definitivo a linha blog.
Conteúdos: agora que revi o site do wp-brasil fico com inveja pela forma como conseguiram transmitir a noção de comunidade local e da importância do WordPress no país. Focaram no espaço, na localização, na tradução. A identidade não vem de um logo mas de um mapa, da língua. Embora mantenha parte da estrutura blog, evoluiu um pouco. Gostava que conseguíssemos ir ainda mais longe.
Eu imagino o wp-portugal.com como um ponto de chegada para novos utilizadores nacionais. Não apenas profissionais ou utilizadores batidos, mas novos utilizadores. Que não fiquem assustados pelo lado demasiado técnico ou blog da coisa, antes possam ser atraídos por áreas distintas e se sintam apoiados. A proximidade é uma marca da comunidade WordPress.
Também imagino o wp-portugal.com como um exemplo de boas práticas, até como uma montra de boas práticas e do próprio potencial do WordPress, do que é possível fazer com o WordPress, para lá dos blogs.
Eu ia dar alguns exemplos mas depois pensei que poderia ser demasiado visual ou vinculativo sem ter uma discussão da estrutura por trás.
Isto faz algum sentido para vocês?
Zé Fontainhas 19 Fev 2014, às 0:04 Permalink | Inicie a sessão para responder
Inteiramente de acordo, e até agora a opinião mais bem fundamentada e completa. Para mim faz todo o sentido, tal como se calhar faz sentido também seres tu a tomar as rédeas do assunto, como “facilitador/moderador”. Que tal agendar um chat inicial (digo eu) com todos os interessados, na plataforma que acharem melhor?
Álvaro Góis 19 Fev 2014, às 0:12 Permalink | Inicie a sessão para responder
Posso tentar. Quem alinha?
luísbatista 19 Fev 2014, às 12:23 Permalink | Inicie a sessão para responder
eu.
José Freitas 19 Fev 2014, às 16:39 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu alinho. Sem hesitar.
Álvaro Góis 19 Fev 2014, às 19:02 Permalink | Inicie a sessão para responder
Vou estar no Porto no fim-de-semana e já programei um almoço/micromeetup com o @jose-freitas precisamente para discutirmos mais em pormenor. Quem estiver por lá e quiser aparecer (ainda não temos o sítio definido…) pode ficar com o meu contacto (919521671, alvarogois@ovni.org, fb.com/alvarogois) e ir seguindo aqui a informação ou na entrada no grupo do fb.
No início da semana marcávamos um chat inicial para discussão mais ampla. Concordam?
José Freitas 19 Fev 2014, às 20:41 Permalink | Inicie a sessão para responder
Concordo.
luísbatista 20 Fev 2014, às 7:37 Permalink | Inicie a sessão para responder
sim.
Vitor Madeira 19 Fev 2014, às 12:03 Permalink | Inicie a sessão para responder
O site brasileiro está sem dúvida fenomenal.
Destaco estes dois parágrafos que me parecem ser os mais importantes a reter nesta fase de consolidação da ideia base:
“Eu imagino o wp-portugal.com como um ponto de chegada para novos utilizadores nacionais. Não apenas profissionais ou utilizadores batidos, mas novos utilizadores. Que não fiquem assustados pelo lado demasiado técnico ou blog da coisa, antes possam ser atraídos por áreas distintas e se sintam apoiados. A proximidade é uma marca da comunidade WordPress.
Também imagino o wp-portugal.com como um exemplo de boas práticas, até como uma montra de boas práticas e do próprio potencial do WordPress, do que é possível fazer com o WordPress, para lá dos blogs.”
Sem dúvida alguma que, para quem vem pela primeira vez, e se a coisa estiver minimamente bem preparada, ficará nos ‘favoritos’.
Caso contrário, o site brasileiro ou todos os que existem em língua inglesa serão os que perdurarão e não o nosso.
luísbatista 19 Fev 2014, às 12:23 Permalink | Inicie a sessão para responder
completamente de acordo.
sempre pensei que o site devia estar mais direccionado para novos utilizadores. os outros, mais experientes, movem-se noutros canais e têm, à partida, conhecimentos sólidos deste universo.
era bom ter uma área para designers e programadores que estão a começar, mas também ter uma para onde possamos encaminhar potenciais clientes para que saibam o que estão a *adquirir, talvez com uns guias práticos. por aí.
é basicamente isso.
Tiago Martins 19 Fev 2014, às 14:46 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu concordo, mas…
E se fossemos fazendo passo a passo? Primeiro fechávamos a entidade (marca), após isso o novo Blog da Comunidade, mas já em vista numa uma progressão para o budypress.
Depois de isto no ar, começávamos então com o budypress, no fundo serão novos layouts e implementações, o blog já feito, não precisa de ser novamente todo reformulado.
Pessoalmente acho que se formos para uma estrutura extremamente complexa logo de primeira, acho que vai demorar MUITO tempo para o(s) designer(s) e programador(es), nem daqui a 1 ano temos o novo site da comunidade.
Um passo de cada vez é o ideal para uma comunidade tão grande e cheia de ideias e opiniões.
Álvaro Góis 19 Fev 2014, às 16:47 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu só concordo com a parte da identidade. Quanto aos designers e programadores, pessoalmente neste projecto dou preferência ao conteúdo e à usabilidade do que ao design visual stricto sensu, com alguma customização de um tema bem estruturado até poderia resolver-se rapidamente o que precisamos (e até ser uma forma criativa e facilitadora de mostrar as potencialidades do WordPress). E não tem de ficar perfeito, isto é coisa para ir evoluindo, mudando, crescendo. Não quero esperar pelo BuddyPress, quero é não perder o embalo editorial que existe neste momento, e tudo o que girará à volta da candidatura WCEU LX. Agora, blog ao estilo clássico eu excluiria em definitivo, passa a mensagem errada.