Ok, afinal ainda não importei a tradução do @miguelcortereal, porque gostava que se discutisse aqui o que se deve fazer quanto a algumas discrepâncias com a filosofia vigente (Miguel, isto em nada diminui a qualidade do teu trabalho, apenas quer dizer que vamos ter que adaptar uma ou outra coisa).
As questões mais relevantes até agora:
- Está aparentemente em modo pós-acordo ortográfico (nós estamos pré-)
- Alguma terminologia divergente, do tipo “publicação” em vez de “artigo”
- Maiúsculas à americana, ou seja, “Criar Site”, em vez de “Criar site”
Opiniões?
Carregamos como está e corrigimos/validamos lá?
miguelcortereal 24 Ago 2012, às 22:35 Permalink | Inicie a sessão para responder
Sou da opinião de carregar isso o mais depressa possível no GlotPress, pode estar a fazer falta. A mim fez-me.
Quanto às correcções faziam-se a seguir lá. Deveria haver um voluntário à força para fazer a revisão, eu sou o menos indicado.
Essa revisão deveria ter em conta a questão do glossário com que eu nem sonhava.
Quanto ao novo acordo ortográfico confesso que ainda estou em learning mode (aliás deve estar quase toda a gente), no entanto optei por aplicá-lo o melhor que pude. Pensando agora na questão de que ainda vigora o pré-acordo não vejo razão para não rever também isso.
Quanto ao “Criar Site” primeiras letras maiúsculas… pois é… é erro ortográfico, gosto mais assim, mas deve ser revisto também.
Em relação à divergência de terminologias e ao caso apontado ( publicação / artigo ) novamente remeto isso para o glossário, no entanto e para este caso em concreto julgo ficar melhor apelidar um “post” de publicação em vez de artigo. Não nos podemos esquecer que os “posts” não são artigos de Blog mas intervenções de utilizadores numa rede social. Pode ser demasiado ambicioso apelidar de artigo uma intervenção de alguém que diz apenas “Olá pessoal bom dia”.
Assim e salvo melhor opinião talvez se devesse incorporar no glossário o termo publicação para os “posts” do Buddypress e talvez estender esse critério também aos forums do bbPress.
Ainda mais um factor que reforça esta opinião é que também o Facebook utiliza esse termo tornando-se mais intuitivo para os utilizadores de um site com o Buddypress fazerem publicações em vez de artigos.
Zé Fontainhas 24 Ago 2012, às 22:38 Permalink | Inicie a sessão para responder
Importado. Quanto às outras questões, está na altura dos ilustres membros desta comunidade opinarem. Estou a olhar para ti @alvaro-gois 😛
Álvaro Góis 25 Ago 2012, às 0:27 Permalink | Inicie a sessão para responder
É um pouco estranho ter traduções divergentes para o mesmo termo inglês e em contextos tão próximos. Mas percebo a explicação do Miguel.
É preciso mais massa crítica para decidir. Eu nunca usei BuddyPress, estou em desvantagem.
Quanto a carregar já e corrigir depois, digo que sim. Não vá haver mais gente que se lembre de traduzir também.
Quanto ao acordo ortográfico, repito o que já disse em tempos: pessoalmente sou contra, mas tenho clientes que têm de usar há já bastante tempo, o que me obriga a usar também. Ora, nesta altura, escrever nas duas grafias é uma exercício complexo. Creio que se chegou a definir que (nos) converteríamos ao AO, mas depois alguém resistiu… Se esa tradução é pós-AO, mantenha-se assim.
Zé Fontainhas 25 Ago 2012, às 1:13 Permalink | Inicie a sessão para responder
Eu anticipo que se (re)começarmos uma discussão sobre o AO, ela vai dar ao mesmo: vamos ficar baralhados à mesma, sem resultados práticos, o que aliás se percebe.
Porque não por a pergunta a votação aberta, por exemplo até à data do WordCamp? Assim a pergunta seria “AO, sim ou não?” e incluimos uma caixa de texto opcional para quem queira elaborar. Essas notas são todas publicadas e o resultado do referendo é o que vale. Pensei também que uma votação dessas poderia não ser anónima, mas já não tenho tanto a certeza.
Vitor Carvalho 25 Ago 2012, às 10:51 Permalink | Inicie a sessão para responder
No último mettup tocámos nesse assunto e não chegámos a consenso também… Eu sou da opinião de manter a conformidade e de mudar para pré-AO. Essa discussão de pós ou pré deve ser feita na comunidade e apenas mudar quando realmente entrarmos em consenso. É o que eu acho…
Álvaro Góis 27 Ago 2012, às 18:38 Permalink | Inicie a sessão para responder
E dá para meter tudo no Lynce e passar para pré-AO?