Há uns tempos troquei umas impressões com o Zé Fontaínhas sobre uma proposta a fazer à comunidade. Entretanto foi discutida e aprovada no core-group. Deixo-a aqui para discussão.
De forma simples, gostaria de propor que a comunidade se associasse formalmente na Efeito Avestruz. Por vários motivos, a associação tem estado parada e, na verdade, o WordCamp’2011 foi a iniciativa mais mobilizadora e realizadora dos objetivos da associação.
Neste momento colocam-se-me duas opções: abandonar de vez o projeto Efeito Avestruz ou avançar para uma outra coisa, que não implique custos e que faça sentido no âmbito dos objetivos da associação .
Tudo isto – e mais a vontade, expressa durante o WordCamp, de que a comunidade pudesse ser mais formal –, levam-me a pensar que pode ser o caminho da Efeito Avestruz.
A associação está parada, mas depositária ainda de parte do que se obteve com o WordCamp. Creio que não será difícil resolver as coisas por forma a que, no curto prazo, a associação possa ser também depositária de um património que tem a ver com o que se vai fazendo cá em volta do WordPress.
Isto passaria por eu convocar uma Assembleia Geral e propor formalmente os objetivos e as pessoas envolvidas. Isto depois de se discutir a ideia com a comunidade e perceber quantas pessoas estariam interessadas em fazer o quê.
O que se teria a ganhar com isto? Para começar, a possibilidade de a comunidade se poder apresentar de forma institucional, representativa e independente. Depois, de acordo com o que se definisse, poder dinamizar de forma prática os encontros e o próprio WordCamp, criando histórico de eventos e de mobilização.
A mim, pessoalmente, dar-me-ia um gozo tremendo ver o projeto andar, poder contribuir de forma ativa para a consolidação da Comunidade Portuguesa de WordPress. Fazer isto através da Efeito Avestruz, para além de reanimar a associação, permitiria eliminar toda a burocracia inerente à constituição de uma associação do zero, sendo um processo que exige apenas a admissão dos novos sócios e aprovação de um regulamento interno que especifique os fins próprios da Comunidade WordPress. Os estatutos publicados da associação são plenamente compatíveis com o fim que agora proponho.
Isto faz sentido para vocês?
Zé Fontainhas 22 Fev 2012, às 14:44 Permalink | Inicie a sessão para responder
gaspas 23 Fev 2012, às 10:45 Permalink | Inicie a sessão para responder
Álvaro Góis 24 Fev 2012, às 10:52 Permalink | Inicie a sessão para responder
seriapassaria a ser dirigida nesse sentido, incluindo a posteriori, o registo de uma marca específica da comunidade. Pensemos no que existe agora como um template, um tema que tem de ser personalizado. Pelo menos é assim que eu imagino.Vitor Carvalho 8 Mar 2012, às 15:27 Permalink | Inicie a sessão para responder