Rescaldo do WordCamp Lisboa 2011 — com os meus votos de felicitações de toda a equipa que primorosamente o organizou. Muitos parabéns! Espero que os organizadores tenham passado o domingo todo a dormir (bem o merecem!) e que agora estejam prontos para regressar “à vida activa”.

E agora a auto-promoção em modelo de shameless plug sobre a minha percepção do WordCamp Lisboa 2011: http://arundel.wordpress.com/2011/09/26/wordcamp-lisboa-2011-%E2%80%94-um-resumo/ 😉

Fica também um comentário que prometi lançar como discussão aqui no Palheta:

“Ficou lançado o desafio de expandir a comunidade portuguesa WordPress e eventualmente de criar o nosso próprio directório de empresas e serviços, talvez de forma mais informal e com menos rigor que o Code Poet, para que futuros levantamentos de mercado como o que eu fiz não retornem zero (ou quase zero…) hits no Google.” Isto seria idealmente uma página no wp-portugal.com, ou um sub-site tipo directorio.wp-portugal.com — a dificuldade maior será a de selecção e filtragem. Se o acesso for free for all corre-se o risco dos spammers “tomarem conta” do directório. Se for um acesso que requeira filtragem manual, para além de requerer trabalho voluntário, há depois o problema de lidar com o «favoritismo» e a «concorrência» (i.e. se eu for o moderador, e vender plugins para o WordPress, terei uma tendência a tentar evitar que os meus concorrentes se registem no directório arranjando todo o tipo de justificações).