Actualizações de Maio, 2017 Mostrar/esconder comentários | Atalhos de teclado

  • jgabriel 29 May 2017, às 20:32 Permalink |  

    Olá a todos, sou novo por estas bandas, mas velho nestas coisas dos computadores. Se vocês não se importarem e como dia o outro “vou andar por ai”, tá claro tudo porque estou a mergulhar no WordPress. Não se preocupem que eu sei que este não é o local para pedidos de suporte. Abraços

     
  • José Freitas 10 Feb 2015, às 10:27 Permalink |
    Etiquetas: , sponsor   

    Meetup WordPress do Porto

    A Samsys propôs o patrocínio dos meetups WordPress do Porto, a iniciar já no próximo e mediante um entendimento válido até ao final do ano, podendo ser renovado para o próximo.

    A sponsorização passa pelo seguinte:

    • A Samsys efectua o registo em vídeo e a respectiva edição (títulos, logos e ajustamentos ligeiros) para posterior divulgação do vídeo no WordPress.tv ou num canal YouTube, para fácil divulgação pela comunidade.
    • Os vídeos não serão da sessão integral mas apenas de determinados segmentos de maior interesse geral. (p.e. na próxima das partes relacionadas com o IVA e os metadados).
    • Como contrapartida a Samsys terá presença nos eventos com um elemento gráfico, seja banner, roll up ou stickers, aparecendo no vídeo pontualmente mas não em permanência. Terá ainda presença no início do vídeo e nos créditos.

    Para o efeito, a equipa organizadora e a Samsys tiveram em conta as regras de sponsorização de eventos WordPress e as regras de submissão de vídeos para a WordPress TV.

    No âmbito deste acordo poderão realizar-se outras acções, quando se justificar e for oportuno, como a realização de ‘live stream’.

    A Samsys tem elementos activos nos comunidade WordPress e foi patrocinador do WordCamp do Porto em 2013.

    Assim, pretendemos saber se há alguma oposição a este acordo de patrocínio.

     
    • pmfonseca 10 Fev 2015, às 11:37 Permalink | Inicie a sessão para responder

      Mais que oposição, gostava de deixar alguns pontos para abrir a discussão sobre o tópico patrocínio dos meetups:

      1) Gosto do caráter voluntário dos nossos eventos. Todos os que se envolvem num meetup, fazem-no por ‘carolice’. Porque querem criar um espaço, onde todos possam partilhar os seus conhecimentos sobre o WordPress ou assuntos relacionados. Dá trabalho, dores de cabeça, mas sobretudo dá muito gozo.

      2) Gosto da ‘fulanização’ da comunidade. Quando participamos num meetup, e perguntamos quem vai aparecer, referimo-nos ao Freitas, ao Pereirinha, ao Paulo, Ricardo, e ao Manel, ao Xico, àquele que tinha um casaco estranho e ao outro da bicicleta. Ao fim de algumas conversas, podemos vir a saber que fulano trabalha na empresa A, B ou C, mas na comunidade, somos todos iguais, seja a nossa ligação ao WordPress apenas emocional, ou profissional.

      Temo que ao abrirmos a questão ‘patrocínio’ por parte de empresas em aspetos relacionados com a organização, possamos:

      1) Perder o caráter voluntário dos eventos. Porque se ‘todos’ organizam, não entendo porque apenas o elemento ‘patrocinador’ terá direito a “presença nos eventos com um elemento gráfico, seja banner, roll up ou stickers, aparecendo no vídeo pontualmente mas não em permanência. Terá ainda presença no início do vídeo e nos créditos.”. Qualquer dia, ao tentares captar algum possível organizador, poderemos receber como resposta: “E o que ‘ganho’ com isso?”

      2) Perder a ‘fulanização’. Imaginem que um meetup é totalmente organizado por elementos de uma empresa que ‘a entidade patronal’ dispensou para o evento. No final do evento, o patrocinador terá direito a créditos, mas a ‘tal entidade patronal’ não terá nenhum crédito.

      Com estes pontos, não quero defender que as empresas de toda a malta que participa na organização de meetups, deva estar nos créditos. Acho antes que deveríamos retirar as empresas deste processo.

    • Nuno Morgadinho 10 Fev 2015, às 14:25 Permalink | Inicie a sessão para responder

      Nada a opor e parabéns à Samsys por querer ajudar. Pelo que vi das regras o sponsorship deve “entrar” como donativo e não ter contrapartidas de marketing/publicidade associadas. O que não quer dizer que não se agradeça o patrocínio de alguma forma, i.e. com um banner, roll up ou stickers e/ou aparecendo nos vídeos pontualmente. Desde que fique claro que não é uma contrapartida e que não há essa obrigação associada..

    • Marco Pereirinha 11 Fev 2015, às 15:11 Permalink | Inicie a sessão para responder

      Estive a ver o link sobre a “sponsorização” de eventos oficiais sobre o WordPress e fico com a sensação que se abrimos essa porta, devemos ainda incluir os sponsors globais, não?

      A proposta da Samsys parece que cumprimente as regras e muitos de nós sabe bem as horas que requer a edição de vídeo. Posto isto, o trade off parece-me justo.

      Contudo, e tendo tudo isso em consideração, ainda assim inclino mais para a perspectiva do @pmfonseca. Acresce ainda o facto de ter visto o número médio de participantes nos meetups decrescer. Há casos de ter menos de 10 pessoas. Isso não tira o brilho do momento, mas temo que se tivermos essa possibilidade de “ver mais tarde”, isso possa contribuir para que, no limite, os encontros presenciais deixe de acontecer.

    • jcurinha 11 Fev 2015, às 17:14 Permalink | Inicie a sessão para responder

      Meus caros, espero não ser muito intrusivo, mas gostaria de deixar a minha opinião.

      Acho a iniciativa a resposta ao meu problema e possivelmente de muitos outros, que gostariam de participar mas por motivos profissionais ou pessoais não conseguem. Mas como tudo, tem pro’s and con’s que têm que ser ponderados pelos organizadores.

      Por um lado é facilitador, não existe preocupação com todos os problemas que podem surgir (equipamentos, edição de video, mínimos aceitáveis de upload, horas de trabalho , etc …) Por outro, abre as portas aos sponsors que por vezes desejam “controlar” o evento para proveito próprio. Hoje em dia com uma conta Google, uma cam hd já se realiza um belo hangout a fazer direto para o youtube ( limite 8h) , e ainda, com a vantagem de nós participarmos em chat, por exemplo. Já usei em trabalhos institucionais como o do crescimentoverde e resolve bem a situação.

      Mas como gostaria muito de acompanhar… 🙂 sugiro que testem, que o discurso com a entidade seja no sentido de “vamos experimentar e ver como corre desta vez”. Acredito que vão sempre escolher o melhor para a comunidade.

      Grande Abraço.

    • Zé Fontainhas 11 Fev 2015, às 17:24 Permalink | Inicie a sessão para responder

      Como contrapartida a Samsys terá presença nos eventos com um elemento gráfico, seja banner, roll up ou stickers, aparecendo no vídeo pontualmente mas não em permanência. Terá ainda presença no início do vídeo e nos créditos.

      Não.

      Muito sucintamente, não existem nem podem existir contrapartidas. O patrocínio de um evento de utilizadores, gratuito e “pessoal” é a uma doação e não a uma troca dessa doação por exposição. Pode muito bem ter presença nos créditos, mas estou totalmente contra “aparecer no vídeo pontualmente” (quem controla o quão pontualmente, uma vez que é editado pela própria?) e no início do vídeo.

      Não duvido que as intenções sejam puras (e muito se agradece o apoio-que-não-é-um-patrocinio), mas sou contra excepções que possam criar áreas cinzentas.

      • Zé Fontainhas 11 Fev 2015, às 17:30 Permalink | Inicie a sessão para responder

        Só para elaborar mais um bocadinho: o patrocinador X não está a fazer um favor à comunidade e ao WP, sendo assim legítimo pedir um favor em troca, não. O que o patrocinador X está a fazer é a agradecer com uma doação o facto de estar a fazer negócios com um software gratuito, criado com as DOAÇÕES GRATUITAS do tempo de um sem número de contribuidores.

    • José Freitas 13 Fev 2015, às 15:46 Permalink | Inicie a sessão para responder

      Compreendo e partilho de muitas das preocupações apresentadas nos comentários anteriores. Também gosto do carácter voluntário dos nossos eventos, da carolice, do tempo que investimos, das tais dores de cabeça que às vezes nos dão, mas que são esquecidas pelo gosto que temos em os promover e em participar neles.

      Também não quero que se perca a componente voluntária dos eventos ou que haja alguém a perguntar o que ‘ganha’ em estar presente ou em fazer uma apresentação.

      O ‘ganho’ está a montante. Está em utilizar um software gratuito, em permanente evolução, que é fruto do contributo de milhares de pessoas que ajudam de uma ou outra forma, seja no core, nas traduções, no suporte, na avaliação de temas e plugins, em apontar este ou aquele caminho ou sugestão, etc.

      Acho que a possibilidade de registar em vídeo (e sobretudo com bom som) o essencial dos meetups pode ser positivo para a comunidade portuguesa e até ajudar a captar mais pessoas para os eventos. Penso que ninguém, podendo estar presente, trocará um concerto de uma banda da sua preferência por uma versão do espectáculo em vídeo. Falta o resto. Falta o ambiente, as ‘bocas laterais’, o conhecer e trocar impressões com outras pessoas. Não sabemos se temos muito em comum mas sabemos que temos, pelo menos, o interesse pelo WordPress.

      Por outro lado admito, e não é nada novo, que gostaria de ver as empresas que fazem uso do WordPress como ferramenta de trabalho e que o usam para benefício – legítimo – dos seus negócios, se envolvessem mais no desenvolvimento da comunidade e do próprio software. Mais do que uma possibilidade, deveria ser uma obrigação. Em muitos casos, e tenho a certeza que não se trata deste caso em concreto, tal só ocorre quando surge a possibilidade de um benefício posterior, a tal perspectiva de contrapartida.

      É verdade que abrir esta porta pode levar às tais áreas cinzentas que são, de todo, inaceitáveis pelos problemas que criaria em menos de nada.

      Assim sendo, cabe-nos encontrar uma forma de motivar as empresas que beneficiam da existência do WordPress e da sua comunidade a darem elas o retorno por aquilo que recebem.

c
compor novo artigo
j
próximo artigo/próximo comentário
k
artigo anterior/comentário anterior
r
responder
e
editar
o
mostrar/esconder comentários
t
voltar ao topo
l
iniciar a sessão
h
mostrar/esconder ajuda
shift + esc
cancelar