resumo da pequena reunião de ontem

participantes: eu, @alvaro-gois-dos-santos, @jose-freitas, @marco-pereirinha e @rogerio-moreia,

1 — estrutura

estivemos a discutir uma estrutura para site. ainda não está no repositório oficial, mas, por enquanto, podem consultá-lo aqui.

não houve grande debate sobre isto, toda a gente concordou com esta forma de organizar os conteúdos do site. avançámos.

2 — orientação

concordámos que o site da comunidade deve ser direccionado para os novos utilizadores.

quem já faz parte da comunidade e do universo wordpress sabe com que linhas se cose.

devemos facilitar a vida quem está a começar, quer sejam designers, programadores, escritores escribas, editores ou outras nomenclaturas que as gentes jovens arranjam.

a ideia é, «portanto, ter uma área muito pedagógica, que explique passo-a-passo como se usa, como instalar, como escolher alojamento… cenas que todos os iniciantes menos batidos vão querer saber».

esta é a direcção principal. mas — e está relacionado — «um outro aspecto importante é dar ao wp-portugal.com a possibilidade de dar mais profundidade à comunidade, abordando exemplos concretos do trabalho com o WordPress, quer seja na montra quer nas entrevistas. […] mostrar quem usa e como usa, quem são as pessoas, o que fazem [e] mostrar que estão próximas».

3 — o afastamento

longe vão os tempos em que o wordpress era apenas um motor para blogs. já todos sabemos isto de cor. e como é muito mais esse aspecto devia reflectir-se no site da comunidade.

temos o dever de mostrar que é possível fazer muito mais. até porque o site da comunidade vai ser mais do que uma lista de artigos.

entretanto vão ser feitos e apresentados alguns wireframes que devem ser disponibilizados no repositório.

4 — identidade visual

como é que podemos fazer isto visualmente?

ficou aberta a discussão, mas houve um consenso tremido sobre a ideia de pegarmos no dashboard do wordpress e roubarmos aí alguns elementos.

usar os ícones com a mesma linguagem, o tipo de letra e aproveitarmos elementos, página sobre o wordpress.

é importante aproveitar e «respeitar a identidade da própria aplicação».

mas temos de lhe dar o toque wp-portugal. era importante conseguir esta combinação.

há uma sugestão de um esquema de cores que, se a ideia fizer sentido, talvez possa ser alinhado com os estilos que o dashboard oferece e adaptado a um guia de estilos que possa ser implementado no wp-portugal.

o principal desta ideia é que o dashboard é o que liga todos os utilizadores do wordpress. é, claro, uma parte muito importante da utilização e interacção com os sites. os themes mudam, mas o dashboard é constante [sim sim, plugins. e tal].

houve consenso sobre esta ideia, mas, lá está, ainda nada está definido o suficiente para podermos trabalhar sobre isto com confiança.


ufa. creio que é isto. espero que não falte nada e esteja tudo compreensível.

outra coisa importante: como é óbvio nada disto está fechado e tudo pode ser alterado, mas para isso é preciso que sugiram coisas, comentem e tudo o mais.