WordPress Meetup Porto 0

Teve lugar no passado Sábado, 8 de Dezembro, o primeiro Meetup WordPress no Porto, que reuniu no Muzzik um painel de aproximadamente vinte entusiastas do conhecido software de CMS.
Este “número zero” teve como objectivo principal o “aquecimento da máquina”, proporcionando aos presentes a oportunidade de se conhecerem ou aprofundarem interesses e relações, bem como determinar quais os interesses mais recorrentes dentro desta comunidade que agora dá os primeiros passos.
O encontro organizado e conduzido pelo Marco Pereirinha traduziu-se em entusiasmo e vontade de avançar para o próximo.

WordPress por e para cada vez mais gente

Não é de estranhar que a necessidade de um encontro WordPress a norte se faça sentir: são cada vez mais os utilizadores da plataforma (nas versões .com e .org), como são cada vez em maior número os que se dedicam à programação e design que nos oferecem desenvolvimentos e evoluções do core, bem como milhares de templates, temas, plugins e outras extensões. Portugal está bem representado pela comunidade WordPress Portugal, fundada pelo Zé Fontaínhas, tendo já promovido dois WordCamps, em 2011 e 2012. Como pôde constatar-se no Meetup, existe a norte muita gente e muita vontade de acrescentar um “pin” ao mapa.

Outro facto sintomático desta cada vez maior adesão e curiosidade em relação ao WordPress é o de terem comparecido a este encontro pessoas que, longe de escreverem linhas de código ou de pensarem muito no que se passa “debaixo do capot” de um website em WordPress, fizeram sentir a sua curiosidade no que à utilização do software concerne: qual a melhor forma de uso, quais as formas de aceder a bases de dados de formação, etc. Estas presenças deverão relembrar que a Comunidade não é constituída apenas pelos que nela trabalham escrevendo linha de código, mas também – e sobretudo – pelos que usam esse código detectando novas dúvidas e necessidades.

Conversas em torno do WordPress: Code is Poetry

Tratando-se de um “warm-up”, o encontro decorreu informalmente. Para além das apresentações de alguns intervenientes, sobretudo do meio empresarial ligado à actividade, todos os presentes usaram da palavra, dizendo ao que vêm, porquê, e o que desejam.
Dessa forma, pudemos aperceber-nos que uma das principais preocupações relativas ao WordPress é a relacionada com a segurança.

Foram então discutidos problemas e avançadas soluções para alguns aspectos relacionados com a segurança do core, templates e temas, plugins, carregamentos, etc. – ao passo que novas dúvidas eram colocadas e anotadas. E dessa discussão, necessariamente curta e algo confusa (um aspecto muito nortenho que muito apreciamos), desde logo foram sendo avançadas soluções, ali partilhadas. Porque é essa, acima de outra, a ideologia por detrás do WordPress.
Para além disso, a conversa pôs a descoberto soluções para os mais diversos problemas, tudo isto numas curtas três horas que ficaram a saber a pouco. Ficamos a imaginar o que acontecerá ao longo de um dia.

E agora?…

E agora… aguardamos a convocatória do Marco Pereirinha para o Meetup WordPress Porto 1, que desta feita deverá ter lugar lá para Fevereiro de 2013, em sala com capacidade para albergar o que esperamos ser um número de participantes substancialmente maior, desta feita para discussão de matérias previamente agendadas.

Para além disso, ficou no ar a possibilidade de, no decurso desse Meetup de Fevereiro, se avançar com a hipótese de organização do próximo WordCamp: um WordCamp no Porto. Sim, leram bem.
Ficamos a aguardar marcação e agenda. Ansiosamente.